terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


Olá queridos!
Hoje venho fazer resenha de um filme que acabei de ver na fox life. Decidi dar a minha opinião pois achei realmente interessante. O post ficou um pouco comprido espero que tenha a coragem para ler tudo eheheh

Todas as áreas da saúde me entusiasmam profundamente, claro que umas mais que outras, a psicologia/psiquiatria é uma das “mais”.


Imagem retirada do google imagens ao pesquisar o título do filme "Deadly Obsession"


 Curiosidade: O título do filme não tem tradução para português.



O filme retrata a possibilidade de Suzanne, professora de psicologia, poder ser psicopata! Assistiu ao homicídio do pai pela sua mãe quando tinha 6, o que a perturbou para sempre.

No seu dia a dia ensina a reconhecer um psicopata através de características essenciais como:
- ego exacerbado
- mentir compulsivamente
- pouca ou nenhuma compaixão ou clpa
- objectivos irreais
- má interacção ou controlo social
- reacção emocional superficial
- problemas comportamentais infantis
- incapacidade de aceitar a culpa

A dada altura um doente seu Connor, claramente com psicopatia pensa ter-se apaixonado por ela.
Suzanne, com ajuda das sessões terapêuticas com Connor,complementa a tese com o seu caso clínico.

O cérebro de um psicopata, sendo ele leve, moderado ou severo (vulgarmente chamamos serial killer ou assassino) possui uma atividade diminuída a nível do córtex pré-frontal ou como referem no filme cortéx órbito-frontal.
O córtex pré-frontal é a parte do cérebro que controla a consciência e decisões éticas. Uma actividade reduzida na área implica que o indivíduo não demonstre uma resposta empática com o que o rodeia.





Imagem obtido no google imagens através da pesquisa com as palavras chave: Psychopath Brain

 
Connor invade a escola onde Suzanne trabalha e começa a fazer reféns, a história desenrola-se em pelo menos 3 tempos diferentes: as consultas de Suzanne com um professor seu Dr Egan, as consultas de Conner com Suzanne e o “momento actual” - invasão da escola.

Um filme interessante para quem gosta esta área, para quem é fascinado por entender os comportamentos humanos.

A sua classificação no IMDB é apenas 5, contudo vale a pena espreitar, sem sombra de dúvida.


Imagem do site imdb.com




Os psicopatas são incapazes de sentir amor, isto porque a empatia é uma condição necessária para que tal sentimento se desenvolva. São narcisistas e egocêntricos, por vezes projetam a atenção que alguém lhes dá (isto se for da forma que eles acham que merecem) em amor, mas são claramente desprovidos desse sentimento, um psicopata tudo é uma questão de posse, as pessoas são meros objetos.
Este filme consegue de forma bem simples retratar e descrever psicopatia (psicopata: psico = psiquê, mente, cerebro..pata / pathos = doença).


Mas atenção, se acham que os psicopatas são fáceis de identificar estão enganados. Psicopatas nem sempre são assassinos!!! Contudo sugam a vida das suas "vítimas", são muito perigosos e encontram-se na nossa sociedade bem disfarçados, podem ser as pessoas mais interessantes e galanteadoras. São muito inteligentes e manipuladores, portanto cuidado, como diz o livro  de Beatriz Barbosa Silva “o psicopata mora ao lado”.
Acima de tudo…este tipo de filmes serve para chamar a atenção para esta patologia, ela existe, é real, há pessoas desprovidas de emoções e incapazes de sentir qualquer tipo de sentimento.


Espero que gostem e fiquem curiosas para assistir o filme.
Alguém aí já viu?? Que acharam??

0 comentários:

Seguidores

Fan Page

Com tecnologia do Blogger.